VÍDEOS

Visite o Mafagafolândia no YouTube

FACEBOOK

Curta a página do FaceBook e fique por dentro de todas as atualizações!

SKOOB

Me adicione no Skoob a rede social de leitores ;)

FILMES

Blog irmão do Mafagafolândia com resenhas de filmes e muitas PROMOÇÕES

terça-feira, 14 de maio de 2013

É só isso mesmo produção ????

Um mês que não está rendendo, e eu não percebi! Fico me perguntando como aconteceu.

Estou muito decepcionado comigo mesmo, forma apenas dois livros em 14 dias do mês, praticamente metade do mês e mesmo o blog e o canal do youtube não estão rendendo.  Eu consigo olhar meus dias e entender que com o fim do semestre estou ocupado em dobro com a faculdade, e que o trabalho esse mês também foi muito puxado, passei alguns dias sem ler nada na verdade. Mas isso não pode ser uma desculpa! 

Já virou um problema que eu não posso deixar passar. As pessoas que lerem esse post podem ter a idéia de que me sinto desesperado por uma coisa trivial como quantidade de livros, ignorando o fato de que a leitura é um prazer e não uma corrida.

Mas a verdade é que o meu prazer é que está passando batido, tenho entregado meus dias a labuta pela labuta,  eu estudo e trabalho com Música que é o meu maior prazer na vida, e agora também a literatura, meus vlog e blog ( prazeres não atrelados a responsabilidades ) estão comprometidos. 

A baixa quantidade de leituras é um sintoma do problema entendem? 

São tantos autores maravilhosos que quero visitar, o tempo sempre um mestre tão subjetivo! 

Senti a necessidade de fazer uma mini meta esse mês, retomar as rédias dos meus prazeres! (Vou vender essa frase como título para a E. L James , rs ).

Estou saboreando a alguns dias meu primeiro romance de Jorge Amado, que termino hoje.



Quero completar a leitura com informações vindas de uma biografia do autor. 

Minha meta vai ser constituída em duas etapas de auto realização exatamente para não fazer da leitura também uma obrigação:

Primeira etapa: 2 livros para 2 desafios

A morte de Ivan Illich para o fórum Entre Pontos e Virgulas: 


To Kill a Mockingbird para o desafio literario 2013:


Segunda Etapa: Começar o Segundo projeto pessoal de leituras em ordem cronológica com Saramago 

  



Então me desejem sorte!!!

Abraços :D 
























sexta-feira, 3 de maio de 2013

Imoressões: Olhos de cão azul - Gabriel Garcia Marques

Livro: Olhos de cão azul  ( Ojos de perro azul )
Autor: Gabriel Garcia Marques ( 1927 - Colombia )
Editora: Record, 157 págs








Um aviso rápido aos incautos, conhecer Garcia Marques pode ser uma grande experiencia de estranhamento muito agradável !




Nessa reunião de contos do Colombiano somos levados sem preparação para a terra do realismo fantástico onde sonhos são de verdade, os mortos falam e chove semanas a fio. A escrita do autor é muito pessoal, todo leitor que quiser apreciar esses textos deve mergulhar de cabeça nas obras e entender que o entendimento universal não é uma premissa aqui.


O tema geral que liga os textos também é delicado: a morte. De uma forma brilhante o autor vasculha aspectos dessa "enimiga" e como ela pode ser encarada. Sensações e pensamentos surgem como se fossem reais e desaparecem como se não estivem lá para começo de conversa.


E o fantástico não para por ai, no conto "Nabo, o negro que fez esperar os anjos" acompanhamos os anos finais de um garoto preso no limbo entre a vida e a morte, uma família fantasma  e uma garotinha peculiar. No conto que da nome ao livro um casal discute a relação que só existe enquanto eles dormem, nos sonhos, não se conhecem na vida real. Em "Eva está dentro de seu gato" acompanhamos uma dama presa ao seu passado de mulher viva. "Dialgo com o espelho" retrata os dilemas de estranhamento que um homem pode sofrer ao se barbear. 

Nada é colocada de maneira muito convencional, como em um quadro impressionista onde os contornos não são bem definidos cabe ao leitor imaginar e interpretar o cenário e as suas explicações que permeiam os acontecimentos de cada texto. E em alguns contos um único personagem se desdobra em vários outros. 

O prazer dessa leitura me veio em sentir várias emoções e associar várias coisas a aqueles poucos elementos de texto, e de apreciar a beleza com a qual uma homem com um lápis e papel pode distorcer sua própria realidade, criar o que quiser. 



Os contos:

- A terceira renuncia
- A outra costela da morte
- Eva está em seu gato
- Amargura para três sonâmbulos 
- Diálogo com o espelho
- Olhos de cão azul
- A mulher que chegava as seis
- Alguém desarruma estas rosas
- Nabo, o negro que fez os anjos esperarem
- Noite dos alcaravões
- Isabel vendo chover em Macando 

Alguns são fácies de encontrar na internet, se tiverem curiosidade sobre o enredo de algum é só me perguntar :)