quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Uma meta verdadeira

   Esse começo de ano fiquei pensando um pouco sobre metas de leitura, re-iniciar minha vida de leitor a partir do ano passado foi minha grande meta cumprida em 2013, afinal no em 2012 eu tinha lido apenas 4 livros no total, disso para 37... é uma grande marca, quase dez vezes mais leitura de um ano para o outro. Estou feliz com certeza.

   Mesmo não querendo admitir sempre tive uma atitude bastante competitiva, mas sempre fui muito bom em esconder isso, quando o assunto é entrar em competição comigo mesmo então! Não posso deixar de me sentir estimulado com os outros booktubers que relatam terem lido 50, 60... mais de 100 livros em um ano. Não é uma questão de querer ganhar de uma outra pessoa que admiro, e sim de auto superação.

   Então agora ao pensar em uma meta possível para esse ano tive de pesar vários pontos. Se 2013 me ensinou uma coisa em relação a metas literárias foi que eu não sou bom para seguir estipulações muito especificas, falhei miseravelmente em propostas como a do "Desafio Literário 2013" que estabelece um gênero diferente por mês e a proposta é ler e fazer a resenha de ao menos um livro nesse tema. Não consegui acompanhar por que outras leituras que queria passaram na frente. A verdade é que me sentia desestimulado por essas amarras. 

   Um outro tipo de desafio que tentei seguir foi o proposto pelo "Fórum entre pontos e vírgulas", a situação aqui foi um pouco diferente, o fórum funciona como um clube do livro, a cada mês estipulamos um livro diferente para fazer a leitura e discussão em grupo depois. Apesar da restrição eu aproveitei muito essa proposta pelo debate, pelo grupo ( que por falar nisso as pessoas desse grupo se tornaram grandes amigos ao longo do ano ). Como o livro é estabelecido um mês antes eu ainda posso pensar se vou me comprometer ou não. Por enquanto tem sido uma grande experiencia, participei da maioria dos meses ano passado. 

   Agora, com a certeza de que um grupo de discussão funciona bem, vou participar também de um clube presencial. No caso organizado pelo pessoal dos Espanadores. A leitura compartilhada desse mês será o Liberdade de Jonathan Frenzen, que já comecei a ler. 

   Pensando em tudo isso eu pensei em uma meta que eu não apenas possa seguir, mas uma que realmente me estimule a ler mais e ler melhor. Uma que não leve em consideração apenas o número de livros ( tentar contabilizar minhas leituras por mês é um outro processo que me desestimula muito ) - por que eu gosto de saborear uma boa leitura e tentar tirar o máximo dela - mas sim o conteúdo. 

   Primeiro eu marquei nessa meta todos livros que eu já tenho na estante ainda não lidos, se eu comprei esses livros foi por que alguma coisa me interessou neles, só mantive Jorge Amado e José Saramago fora dessa lista por que já tenho o projeto de ler os dois em ordem cronológica. Depois procurei na minha lista de "vou ler" no skoob os títulos e autores em que mais pensei durante o ano passado mas acabei por adiar a leitura. Mia Couto*; Mario Vargas Llosa; Gabriel Garcia Márquez; Jorge Luis Borges*; Umberto Eco; Daniel Galera; Ricardo Lísisas*; Chimamanda Adichie*; Clarice Lispector; José Eduardo Agualusa*; Fiódor Dostoiévski; Liev Tolstoi; Michel Foucault*; Haruki Murakami*; Valter Hugo Mãe* e  Rudan Nassar* são os principais nomes nessa lista. A maioria deles ainda a ser descoberto (*), mas não quero deixar nenhum deles de fora essa ano. 

   A contagem total (*e parcial) é de 79 títulos, ainda tenho de pensar nessa lista os do Jorge e do Saramago, os de música e vários em inglês que estão apenas do good reads. Não sou completamente louco, essa não é uma meta para apenas 2014 de maneira alguma, essa lista é um guia para sanar um problema ano passado que foi o de ter todas as novidades de uma maneira dispersa, agora que consegui identificar estilos que eu prefiro vou mergulhar de cabeça neles. Minha única meta verdadeira de 2014 é me guiar nas leituras a partir dessa lista. 

   E as suas metas? Quais são ?


14 comentários:

  1. [raphael] O último ano tb foi incrível para mim em relação às leituras. Nunca tinha lido tanta coisa em apenas um ano. Entendo quando vc diz que vê pessoas lendo 60, 70 livros no ano e surge um "sentimento de competição" . Dá mesmo uma vontade danada de acompanhar, de experimentar autores, descobrir novos mundos. No meu caso tenho um estímulo quase diário, já que Dona Clara parece ler mais rápido do que fala.

    Espero que 2014 seja um ano de leituras muito proveitosas, daquelas que sacodem nossos mundos.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha imagino a clara uma devoradora de livros mesmo, fico louco também vendo o progresso da Gabriela pelo skoob, ela sim é uma maratonista.
      Espero o mesmo, ainda mais com o opoio ainda mais forte de vocês ;)

      Abraços cara!

      Excluir
  2. Estou em um desafio do Skoob, um pouco mais flexível do que o do ano passado, mas mesmo assim, adaptei aos meus propósitos, que são os de ler um livro técnico, um clássico, uma graphic novel e um contemporâneo, no mínimo, por mês... Com certeza vou querer ler outras coisas, e além disso preciso ler os do Borges que tenho aqui, pois tenho um projeto sobre ele para colocar em prática ainda esse ano. Fora isso, quero ler (estudar mesmo) um livro em inglês pelo menos a cada bimestre. E vamos que vamos, o negócio é ler! Parabéns pelo seu salto em quantidade e qualidade em suas leituras! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse desafio do skoob já seria difícil pra mim, rs. Parabéns Bia você tem uma meta e uma dedicação muito bonitas :) Estou louco para começar o Borges! Você atrás de você depois para estimular discussão sobre ele ok?

      Muito obrigado e Abraços :D

      Excluir
  3. Também acho que esses desafios literários cheios de gêneros e amarras não funcionam muito pra mim. Acho que o prazer de se ler o que tem vontade, sem regras e cobranças, é muito mais instigante.
    Esse ano também abandonei os desafios estruturados e decidi aprofundar-me nos autores encalhados na estante (muitos dos quais, por acaso, batem com os seus: Vargas Llosa, García Márquez, Borges, Umberto Eco, Clarice, Agualusa, Dostoiévski, Tolstoi, Foucault e Hugo Mãe). Em 2014 reduzi todas minhas regras a uma só: ler e anotar. Tudo o que vier a mais será lucro! Bj Pati.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que me falta isso também Paty ? Eu preciso anotar mais as minhas ideias sobre as leituras, as vezes chega a hora de fazer a resenha e me sinto um pouco desarmado sabe ? Principalmente quando passa muito tempo! Vou ter alguns sérios problemas com isso daqui pra frente por que fiquei tanto sem fazer as resenas. rs

      Beijos .;)

      Excluir
  4. Ano passado não foi um bom de leitura porque tive que terminar a dissertação e isso me impediu de ler tudo que queria, por isso falhei em todos os desafios que me propus, o Desafio Literário, meus desafios pessoais, o clube de leitura compartilhada dos espanadores não fui a nenhum :\ , mas li, pouco mais li.
    2012 foi meu ano de retomada de leituras, porque depois que fiz a graduação de biologia, fiquei meio que imersa só nesse mundo, ou em leituras técnicas, e abandonei a literatura durante esse período, posso contar nos dedos quantos li. Em 2012 conheci os blogs/vlogs e isso me re-incentivou a ler, mas 2013 foi meio frustante, por isso em 2014 fiz várias metas, quero ler mais e principalmente conhecer autores novos, literatura nova, essa é minha principal meta em 2014!!
    Boa sorte Filipe com suas leituras !!
    bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho medo disso também! Vou escrever meu tcc esse semestre e sei que vou ter que quebrar a cabeça atrás de referencias, quero só ver hahahahaha.
      Vamos dar força um para o outro Mel! :D Vamos bater todas as metas possíveis e imaginaveis :D Beijos

      Excluir
  5. Eu também percebi que sou uma negação com essas coisas de desafios, Lipe, mas enfim, também superei e muito as leituras de 2012, já que fechei 2013 com 66 livros lidos, sem contar os que foram largados à revelia e ou pq eram ruins mesmo. Mas esse ano quero sair da casa dos 80... Simbora, que pros sensuais nem o céu é o limite!!! hahahaha

    Xêros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é mais uma das moinhas inspirações Paty! :D 66 livros é um número muito bom! Aposto que você consegue passsar dos 80 fácil fácil!

      Xeros :D

      Excluir
  6. É Filipe, toca aqui, também não combino com desafios! Sempre acabo escolhendo outra coisa, deve ser a rebeldia adolescente que não me larga hahahaha
    Mas adorei os autores que você pretende ler! Serão grandes leituras em 2014. Vai ler até Foucault <3 precisando de alguém pra discutir a respeito estamos aqui!
    Lísias também é foda, como você gostou muito do Galera, provável que goste dele também!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou poder falar com você sobre muitas leituras então Tati! :D Acoh que vou precisar de um grupo para me ajudar com o Foucault mesmo :P Acho que a Denise já leu bastante coisa dele também.
      Beijos :D

      Excluir
  7. Ao contrário da maioria das pessoas, eu funciono melhor com desafios e escolhas antecipadas. Sou do tipo que se ficar passeando à vontade pela estante, olho, olho, olho... e não escolho nada para ler... rs. Aquela vontade de ler tudo ao mesmo acaba me paralisando. Mas cada um tem que aprender a identificar seu ritmo, as estratégias que funcionam, o que estimula...
    Continue se aventurando e descobrindo novas possibilidades!
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia quem sabe eu aprendo com você Michelle XD~ Usando essa lista que eu criei entrei na maratona literária com 3 volumes certos para ler. Acho que uma meta especifica mas menor eu leve melhor :)

      Beijos ;)

      Excluir