terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Retrospectiva Literária Sensual 2013

Última postagem do ano..... e onde está a vergonha na cara para admitir que ficou mais de 8 meses sem escrever nada por aqui ? : D Época de renovação e recomeços não é ? O melhor mesmo é fechar esse ano que foi tão importante pra mim como o ano em que retomei minha paixão pela literatura.

TAG: Retrospectiva Literária Sensual 2013


Perguntas feitas pela Michelle do "Resumo da Ópera" 

Vamos as categorias: 

- A capa do ano:






   A capa de "O rei do inverno" de Bernad Cornwell é a mais bonita do ano e uma das mais bonitas que eu já vi na vida, geralmente goto de ler livros que foram escritos em Inglês na língua original, mas com uma capa dessas quem resiste ter essa bela edição Brasileira? 

   Alem disso é uma ótima leitura, o autor representa de uma maneira bastante realista a trajetória do Rei Arthur através dos olhos de outro personagem ainda mais interessante "Derfel". Trama longa cheia de batalhas interessantes e descrições de costumes da época de maneiras muito inusitadas. O primeiro de uma trilogia é um prato cheio para os que gostam de uma leitura rica, história e batalhas.






- O título do ano:


   

   Estamos falando sobre títulos impactantes ? "Barba ensopada de sangue" com toda a certeza é o título mais criativo desse ano dentre as minhas leituras, instigante e intrigante, garante que muita gente vá conferir a contra capa conferir sobre o que o livro trata. E o melhor disso é que nenhuma sinopse consegue ajudar a desvendar esse título.

   O livro retrata a história de uma personagem que não recebe um nome, depois da morte do pai o jovem se muda com a cachorra que pertencia ao falecido para uma pequena cidade chamada Garopaba querendo desvendar a morte misteriosa do avô que não conheceu. Lá vai desenvolver relacionamentos e inimizades em uma jornada de auto conhecimento.

   Essa leitura também foi uma da melhores do ano, Daniel Galera escreve de maneira muito interessante, minunciosamente detalhada e descritiva. A leitura se torna uma grande viagem de paralelos entre homem e natureza, uma busca psicológica de identidade. É um daqueles livros que você tem que ler para entender, eu fico perdido quando tento recomenda-lo mas me considero muito sortudo de ter conhecido o autor esse ano. 



- A surpresa do ano:






   Comecei a ler "Jogos vorazes" sem grandes expectativas, queria conhecer o gênero de Y.A e já tinha visto e gostado do filme. Geralmente os livros realmente são melhores do que o filme, mas como já tinha passado uma experiencia ruim com outro Y.A comecei essa leitura com um pé atrás, por pura curiosidade e para não rejeitar um gênero inteiro por apenas um livro.

   Me impressionei muito com a qualidade da enredo, das personagens bem desenvolvidas e com o triangulo amoroso muito bem criado. É verdade que não coloco entre as melhores leituras do ano, mas realmente se tornou a maior surpresa. É uma boa diversão com bons elementos.

   A história da moça que se oferece como "tributo" no lugar da irmã menor para participar de um reality show bizarro de luta até a morte arquitetado por um governo tirânico acerta muitos pontos e consegue agregar ao gênero maior das distopias.




- A decepção do ano:







   Esse era um livro que tinha tudo para estar entre os meus favoritos do ano, considerado um clássico, belíssima capa, adaptação cinematográfica aclamada com Anthony Hopkins, muitas recomendações no Skoob.... acabou se tornando minha única desistência de 2013. 

   O livro conta a história de um mordomo que serviu na casa de um lorde inglês no período que antecedeu a segunda grande guerra e serve para demonstrar no microcosmos daquela mansão as alianças e acontecimentos políticos que levaram ao levante de poder do nazismo. 

   A verdade é que para aproveitar a leitura você deve se envolver ao ponto de passar do dia a dia comum do personagem e pensar sobre as representações de esquemas políticos da época. Infelizmente eu não consegui, me forcei a ler até a metade do livro, me enganando que um pouco mais a frente na leitura eu iria deixar de ver apenas o cotidiano maçante desse mordomo pouco interessante. 

   Diferentemente dos outros livros que já abandonei, não tenho a mínima vontade de tentar retomar essa leitura algum dia.




- A série do ano:





   Quem leva a série do ano é Edgar Rice Burroughs, com as crônicas Barsonianas, por enquanto com 3 volumes lançados no Brasil. Essa foi mais um surpresa muito agradável. A série trata de John Carter, um humano que acidentalmente cai em Barsson ( Marte ) e lá descobre que sua musculatura adaptada a gravidade da terra lhe confere um físico superior em relação aos habitantes daquele planeta. Ele pode saltar distancias incríveis e sua força é capaz de derrubar qualquer guerreiro com apenas um golpe. 

   Assim começam as aventuras de um grande guerreiro, que são feitas de muitas e muitas batalhas, alem do resgate de belas princesas em apuros ao melhor estilo cavalheiro sulista macho. A série de ficção cientifica do mesmo criador do Tarzan tem muitos elementos de ação e ficção para te manter grudado ao livro.

   Dos três lançamentos definitivamente considerei o segundo "Os deuses de Marte" o melhor, cheio de uma visão bastante crítica ao fanatismo religioso cheio de passagens excelentes para qualquer leitor se deleitar e poder refletir. O terceiro volume "Os comandantes de marte" foi o último livro do ano.





- O livro nacional do ano:









   Sim, Barba ensopada de sangue ganha mais um título nessa lista! Foi um número pequeno de livros nacionais este ano, 6 títulos. E mesmo competindo com os romances do próximo "premiado" conseguiu ser a leitura nacional mais prazerosa.




- O autor do ano (um que você tenha lido pela primeira vez este ano)









   "Nunca te li, sempre te amei." É definitivamente a frase certa para definir a relação que desenvolvi com a literatura do Jorge esse ano. Demorou muito para conhecer a obra desse senhor mas finalmente aconteceu! 

   Ganhei um volume intitulado "Jorge Amado Essencial" de presente da minha irmã. Com dois contos mais trechos selecionados de vários romances. Desde então comecei meu projeto de ler todos seus livros em ordem cronológica. Esse ano foi a vez de "País do carnaval", "Cacau" e "Suor". Alem de "A morte e a morte de Quincas Berro d'água" e "De como o mulato Porciúncula descarregou o seu defunto", os contos que constavam integralmente no livro.

   Mesmo imerso em uma filosofia com a qual não compactuo, principalmente nos primeiros romances, o Jorge conseguiu me prender em suas palavras de uma forma maluca. Os personagens dele são vivos e a maneira dele contar qualquer história te coloca no ponto de vista do autor, acabei simpatizando com as palavras dele. Como mencionei em um vlog que filmei recentemente "O Jorge Amado é simplesmente foda pra escrever".

   É uma maneira sincera de me expressar : ) 




- A pechincha ou a raridade do ano:








   O ainda não lido Anna Kariênina da Cosac Naify, livro que chega facilmente em R$100 saiu por menos de R$20 em uma promoção louca da internet : D 



- O melhor desfecho:







   O final de "The Casual Vacancy" não é um grande cena impactante mas é a conjunção do destino de todos os personagem com o fechamento do ciclo imediato de cada um deles. Escolhi esse final por que é o que melhor encerrou a história proposta e foi além da vida dos próprios personagens para englobar todo o conceito de "abandono" da obra.






- O protagonista masculino do ano:







   Sem nome e sem face o protagonista de "Barba ensopada de sangue" está constantemente procurando a própria identidade, sua determinação e busca constante de definição juntamento com o temperamento calmo, a hombridade e destreza física fizeram me sentir muito próximo do personagem. Imagino que algumas dessas características ajudem vários leitores a se associarem com ele. A história interessante e bem escrita também faz parte da escolha. 





- O protagonista feminino do ano:








   Sim eu gosto de personagens que não recebem nomes durante o enredo! A pobre governante de "A outra volta do parafuso" se engrenha em uma batalha complicada contra seres diversos e contra sua mente. Novamente a determinação, no caso em salvar a alma das crianças de que toma conta, me fez escolher essa jovem como melhor protagonista. Sua integridade e o ótimo romance de Henry James garantem uma leitura excelente na qual você acompanha a trajetória e a luta ( que vai muito alem de uma simples luta contra fantasmas ) dessa brava mulher. 






- Personagem coadjuvante masculino:








   Buell Quain foi uma pessoa. Um etnólogo americano que se matou entre índios brasileiros. No romance "Nove Noites" de Bernardo de Carvalho a figura histórica se torna um personagem. Na verdade o personagem é o principal da trama, mas o romance investiga as razões por trás de seu suicídio e ele é apenas citado então decidi que ele poderia muito bem ser eleito nessa categoria.

   Mais um personagem que ilustra uma busca no exterior um sentido para o seu interior, o auto exílio e o convívio com uma tribo tão diferente dele aparecem como meios para entender a sua identidade. Esse tema foi muito recorrente nas minhas leituras desse ano e foi também um tema muito importante para mim. 






- Personagem coadjuvante feminino:









   Nimue. Feiticeira? Ninfa? Louca? Mais uma personagem muito forte das crônicas da Arthur de Bernard Cornwell. Nimue é a órfã resgatada por Merlin juntamente com Derfel e é sua aprendiz. Sempre determinada e uma guerreira nata ela usa sua inteligencia e frieza para subjugar seus inimigos. 

   Personagem admirável e amedrontadora não deixa de conquistar o leitor pela provas pelas quais tem de passar. Sua certeza em seus conhecimentos e rituais constroem uma aura envolvente enquanto vemos ela não apenas auxiliar Derfel em sua jornada mas criar a própria história. 




- O pior do ano:









   Nessa categoria pesei esse livro e o "Dezesseis Luas", mas "Eu, Anna." leva o premio por ser o romance mais pretensioso e sem resolução nenhuma que eu já li. A única razão para não ter abandonado a leitura foi a vontade de fazer uma comparação com o filme para o segmento "Li e Vi" que faço junto com meu irmão no vlog.

   Apesar da boa premissa psicológica da autora todo o resto do livro me pareceu falso. Os personagens constroem relacionamentos e emoções em um piscar de olhos sem razões aparentes para tudo isso, em vários pontos a história vai para lugares que só funcionam na imaginação da autora, tudo muito descosturado. 

   Existe uma história policial no livro, mas você já conhece toda a ocorrência logo no inicio. Infelizmente algum suspense real seria o único ponto capaz de salvar a história. O que a autora tenta construir na verdade é uma tensão em volta de dois pontos: as decisões do investigador que vai se envolver com a investigada e a instabilidade mental dessa personagem principal. Mas a relação dos dois é muito morna e o estado mental de Anna basicamente não se altera, sempre o mesmo "quase", que "quase" chega a algum lugar.

   E Anna conseguiu ser a personagem mais sonsa que já vi na vida, chegar no desfecho pobre do livro foi uma tarefa realmente entediante.




- O melhor do ano:











































   É muito complicado escolher apenas um livro de todos no ano, então me voltei aos dois que primeiro apareceram na minha mente.

   A morte e a morte de Quincas Berro D'água foi meu primeiro texto integral de Jorge Amado, autor que se tornou meu favorito. Quem já leu sabe a obra de arte hilária que é esse conto, inteligente e extraordinário só não ganhou na categoria "melhor nacional do ano" por que não trata do tema de busca pela identidade que me foi tão marcante. Mas é um conto para relaxar e se matar de rir com todo o poder da literatura de Jorge Amado, esse pequeno exemplo demostra toda a habilidade do nosso gênio nacional.

   No empate o excelente "Crime e Castigo" que merece o título de clássico da literatura mundial. A história intrigante de Raskolnikov um jovem que pela vontade de resolver a vida financeira mata um velha usuraria e rouba alguns de seus pertences. Esse romance psicológico , um exemplo do que realmente é o gênero, se desenvolve de várias maneiras inteligentes, são muitas tramas envolta do personagem que se enlaçam e vão traçando o destino do jovem. Esse livro vai estar sempre entre os melhores da minha vida, alem da trama desenvolvida de forma primorosa o próprio estilo de escrever do autor deixa um impacto no leitor.

As duas melhores recomendações que posso fazer!






- Sua meta 2013 foi cumprida?


   Definitivamente! Minha meta esse ano ao começar o canal no youtube e abrir o blog era simplesmente criar o habito de leitura constante, sempre gostei de ler mas sempre ia adiando a compra dos títulos que me interessavam pensando "Esse livro está muito caro" ou "Vou poder ler mais tarde". Em 2012 li apenas 4 livros por causa disso, e demorei muito para ler cada um deles.

   Minha vontade esse ano era conseguir ler tudo o que me dava vontade e conhecer melhor meu gosto. A leitura é um ato muito prazeroso e estimula a inteligência de modo maravilhoso, é um estimulo a criatividade e falar sobre as leituras com amigos ajuda a desenvolver sua compreensão da obra assim como sua interpretação de textos. Fazer resenhas e criticas modela sue senso crítico para todos os sentidos da vida alem da prática em escrever texto e discursar sobre algum tema. 

   Falando em números eu li 37 livros esse ano,  se contar ainda o que abandonei e os que comecei a ler  mas ainda não terminei posso dizer com certeza que li mais de 10x o que li no ano anterior. Uma meta muito comprida :) 



- Qual é sua meta para 2014?



   Ler mais, melhor, ler novos autores e novos gêneros. Quero desenvolver meu alemão urgentemente e descobrir mais sobre livros de ensaio. Devo ter lido meu primeiro livro de ensaios esse ano e me viciei no estilo tão rico, uma relação de crítica e detalhes em volta de um tema central.





   Mas definitivamente o que mais gostei desse ano foram as amizades que fiz nesse meio, começaram com pessoas que eu admirava pelas resenhas e gosto literário e cresceram para muito mais que mentores. Um grupo de amigos sensuais e loucos que falam sobre livros, cultura e besteira até perder de vista! Um grupo de apoio maravilhoso que se ajuda a superar adversidades e quais quer outros problemas, podemos não estar sempre presentes em carne e osso mas pela internet estamos sempre unidos.

   Amo todos vocês : D

Obrigado a todos que acompanham o Vlog ou o Blog  e um feliz 2014 a todos vocês ;)

22 comentários:

  1. Oi, Filipe! Muito legal esse exercício de retrospectiva, não? A capa do Rei do Inverno é realmente linda, é o único da série que tenho aqui, comprei pra ver se gostava mas até agora nada de ler, rs. Estou louca pra ler Barba ensopada de sangue, esse vai pra 2014. Não me conformo é de ter perdido essa promoção da Anna Karienina, acho que fui a única que não aproveitou! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler o Barba que vai ser legal :D Vou gostar de saber da sua opinião :)

      Abração Lua ;)

      Excluir
  2. Muito legais as tuas respostas, Felipe. Já peguei até algumas indicações! kkkkkkkkkkkk
    Nossa, e essa edição de Anna Kariênina por 20 reais é uma pechincha mesmo. Eu paguei 98 pela minha... :-(
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indicações são tudo XD Minha lista no skoob só cresce por causa delas! rs Se continuar acompanhando todos os blogs não vou conseguir resolver essa lista ainda em vida...espero que no pós-vida ainda exista alguma maneira de ler XD~

      Eu nem acreditei nessa promoção do Anna K! Mas em compensação perdi várias outras promoções durante o ano, ganhamos as vezes e perdemos as vezes fazer o que!

      Beijos ;)

      Excluir
  3. Filipe!!!!!!!! Hahahahahaha...
    Amado, apenas três comentários:
    - Leia Anna K e terá certeza de que essa promoção foi melhor do que você imagina ;)
    -Isso... acaba com a minha vida falando sobre o Crime e Castigo...
    - "Um grupo de amigos sensuais e loucos que falam sobre livros, cultura e besteira até perder de vista! Um grupo de apoio maravilhoso que se ajuda a superar adversidades e quais quer outros problemas, podemos não estar sempre presentes em carne e osso mas pela internet estamos sempre unidos" - carece dizer mais nada, né, seu lindo?
    Muitas alegrias e sensualidade em 2014 procê ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero começar o Anna K logo logo, desse semestre não passa!
      Você vai acabar conseguindo ler o CeC um dia Agna, e quando ler vou estar aqui esperando para comentarmos sobre ele :D


      Um grande e sensual 2014 para nós todos Agna!

      Excluir
  4. Essa capa do Cornwell é belíssima! (aliás, todas da coleção são). Só li 1 livro do Galera até agora e já tenho o "Barba..." aqui em casa. Está na minha meta de 2014. E que bom que você conseguiu cumprir sua meta de ler mais. Tenha um ótimo 2014, cheio de boas leituras!
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas são lindas, tenho até um queda pela cor de rosa do último, que na verdade só saiu cor de rosa na primeira edição de tem jacket...queria essas primeiras edições, procurei em sebos mas nunca encontrei!

      Leia sim Michelle! Qual foi o livro que você já leu do Galera ?

      Bjs ;)

      Excluir
  5. Nuessa, cheio de livros maravilhosos. Também li Cornwell esse ano e estou encantada, quero ler tudo dele.
    Já Morte Súbita da Rowling eu abandonei perto da metade. Achei muito chato...
    Acho que vou pegar esse livro do Daniel Galera pra ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto é muito particular mesmo Renata! Foi a mesma coisa comigo no caso do "resíduos do dia", quem sabe do Barba você não goste mais então :)

      beijos

      Excluir
  6. Fiquei curiosíssima para ler o Barba...
    To lendo o Anna Kariênina e está sendo o amor da minha vida! Vinte reais é de graça, esse livro é maravilhoso em todos os sentidos.

    Beijos, feliz ano novo e muitas leituras boas nesse 2014

    Cah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou vendendo a leitura do Barba para todo mundo XD vou pedir minha parte nas vendas!
      Só me falam bem da Anna K também, desse semestre não passa.

      feliz ano novo cah! beijos!

      ResponderExcluir

      Excluir
  7. tenho a série do Cornwell e concordo, as capas são muito bonitas... E olha a nossa pechincha foi a mesma!! Ahh, muito amor por essa pechincha!! ♥ Vamos ver se leio o Galera esse ano e se retomo a leitura do Amado, que adoro! E um iiip iip uuurra para nós, que detemos o sensual power!!! kkkkkkkkkk

    Um xêro enorme! ;oD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty ! :D Leia Amado sim que é muito amor!!!! E sensualidade também claro! Assim como o Galera. Se eu conseguir fazer várias pessoas lerem quem sabe eu ganho alguma coisa no processo ? hahahaha

      Beijos ;D

      Excluir
  8. Oi Filipe!!
    Essas capas da série do Cornwell são lindíssimas mesmo. Quero ler o volume 2 das Crônicas de Artur ainda esse ano.
    Daniel Galera tenho muita vontade de ler, a Michelle já tinha me dito que é um ótimo livro para ler.
    Aliás sua lista está fantástica só livrão!
    Até hoje tenho raiva que não comprei esse livro da Anna K. na promo da FNAC, onde eu estava que não vi isso ???
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ler o segundo volume juntos então Mel! :D
      Tentamos divulgar a promoção para todos no dia, ficamos esperando as confirmações de compra no cartão fazendo comentários no facebook igual a loucos xD

      Bjos! :D

      Excluir
  9. Oi, Filipe!
    Eu adoro “Jogos Vorazes”! É o tipo de serie que estimula os jovens a pensar, a passar para outros livros mais densos. Enfim, Suzanne Collins fez um ótimo trabalho!
    Eu “conheço” Jorge Amado pelas conversas que ouvia das novelas entre minha mãe, tia e avó, rs. “Nunca te li, sempre te amei” aqui também >_<. Pretendo começar Amado por ‘Tereza Batista cansada de guerra’, já leu?
    Realmente “Anna Kariênina” foi à pechincha do ano passado! *pena que não consegui Ç_Ç*.
    Feliz 2014! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não foi mesmo Lulu ? Fiquei bastante surpreso com as qualidades do série.
      Ainda não li esse, o último foi Suor e o próximo na lista é o Jubiabá. Se não me engano Tereza Batista é um dos romances mais extensos dele! Vai ter muito o que ler :D

      Beijão :D

      Excluir
  10. wow, que belo upgrade no blog, hem, Lipe!!! Curti muito!!! ;oD

    ResponderExcluir
  11. Adorei a sua retrospectiva, Filipe!!!

    Eu AMO o Jorge Amado, li os três primeiros romances dele durante um verão e me encantei, a minha relação também com ele pode ser definida como: "Nunca te li, sempre te amei." <3 Quero ler mais coisas dele esse ano!
    Nossa, fiquei com vontade de ler "Barba ensopada de sangue"!!! Crime e Castigo é um livro que espero poder ler em breve :)

    Boas leituras durante esse ano!
    E sempre que possível compartilhe as impressões conosco por aqui e pelo vlog!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei mais uma Amadiana então ? hahahaha :P

      Vou fazer ma meta de influenciar tantas pessoas quanto puder a ler o Barba ! :D

      Beijos ;)

      Excluir